Águas Consumo Humano

Sistema de Abastecimento

Atualmente os seis aglomerados populacionais, Golegã, S. Caetano, Azinhaga, Casal Centeio, Mato Miranda e Pombalinho, encontram-se infra-estruturados com rede de distribuição domiciliária de água.

A água captada de origem subterrânea cumpre todos os requisitos de qualidade exigidos, pelo que apenas é submetida a uma desinfeção por cloragem.

Qualidade da Água

A segurança da água abastecida para consumo humano constitui uma preocupação primordial do município, que dá permanente atenção à verificação da sua qualidade visando a salvaguarda da saúde do consumidor.

Para assegurar o controlo da qualidade da água abastecida, a Câmara Municipal da Golegã tem implementado dois Programas de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), que cumprem integralmente os requisitos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto.

Estes dois PCQA referem-se ao sistema de distribuição de água em baixa e à venda de água ao Município de Santarém, sendo ambos anualmente submetidos a aprovação prévia pela entidade competente, ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

Estes planos consistem na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade definidos na legislação, através de análises efetuadas na entrega a outra entidade gestora e na torneira do consumidor, em pontos de amostragem selecionados de modo a obter-se uma amostragem representativa da água abastecida. As análises à qualidade da água são realizadas em laboratório acreditado, cuja seleção é igualmente sujeita a aprovação pela Entidade Reguladora. Veja aqui resultados da qualidade da água

Resultados da Qualidade da Água

No sentido de assegurar o controlo da qualidade da água distribuída aos nossos clientes, a Câmara Municipal da Golegã elaborou, de acordo com o Decreto-Lei 306/2007, de 27 de Agosto, Programas de Controlo de Qualidade da Água, aprovados pela entidade competente - ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), para avaliar e demonstrar a conformidade dos requisitos de qualidade estabelecidos para a água utilizada para consumo humano.

Aqui poderá aceder aos relatórios trimestrais de qualidade da água resultantes das amostragens efetuadas na torneira do consumidor e aos boletins referentes às análises efetuadas no ponto de entrega - Reguengo do Alviela:

Resultados 2023

Resultados 2022