Designação do projeto: Requalificação, Reabilitação e Conservação da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo

Código do projeto: ALT20-14-2016-03

Objetivo principal:

A Conservação de modo a contribuir para a conservação das paisagens, ecossistemas, espécies e variabilidade genética;

O Desenvolvimento por forma a contribuir para a sustentabilidade económica, sociocultural e ecológica;

O Conhecimento de modo a direcionar a reserva para a investigação, monitorização, educação e troca de informação, relacionados com temas de conservação e desenvolvimento locais, nacionais e globais.

Região de intervenção: Região do Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Golegã

Data de aprovação:  2016

Data de início: 2017

Data de conclusão: 2018

Custo total elegível:                            149.713,71 €

Apoio financeiro da União Europeia:  127.256,65 €

Apoio financeiro público regional:        34.439,88 €

Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos:

Cremos que esta proposta se enquadra nos objetivos preconizados, que reconhece os territórios, onde a inter-relação entre a cultura e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade singular.

Cremos que esta proposta, consolida o carácter multifuncional dos sistemas agroflorestais que estes se afirmam, com racionalidade económica, dentro da sua tripla valência - produtora de bens de mercado, gestora de recursos e territórios, e, integradora de atividades e rendimentos.

Permite o reforço da coesão territorial e social, em que se pretende uma política pró-ativa com base na intervenção pública dos agentes locais.