Saltar para o conteúdo principal

Bibliotecas Municipais

Biblioteca José Saramago (Azinhaga)

Na freguesia onde o único português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura (1998) nasceu, José Saramago, podemos encontrar a Biblioteca com o seu nome, inaugurada em setembro de 2002.

Localizada ao lado das Piscinas Municipais, a Biblioteca é um espaço amplo que apresenta as seguintes áreas funcionais: receção/Serviço de Referência, Sector de Periódicos, Sector de Leitura Infanto-Juvenil, Sector de Leitura Geral/Adultos, Espaço Audiovisual, Espaço Internet e a Sala de Reuniões (acesso restrito).

Tendo como objetivos gerais promover hábitos de leitura entre a população, proporcionar o acesso gratuito à Informação e ao Conhecimento, ser um polo dinamizador de animação cultural lúdica, os utilizadores podem requisitar domiciliariamente os livros e os documentos audiovisuais (cassetes VHS e DVDs), que também podem ser consultados localmente, tal como os periódicos (revistas e jornais regionais e nacionais). No Espaço internet, estão disponíveis 4 computadores com acesso à Internet e com os programas básicos para criar/ imprimir documentos (impressão sujeita a pagamento). Para os mais novos, existe um espaço reservado onde podem brincar livremente.

A Biblioteca José Saramago é um espaço para todos! Ficamos à espera da sua visita!

Morada: Rua Pilar d'el Rio (junto às Piscinas Municipais)

              2150-006 Azinhaga

Telefone: 249 979 127 (chamada para a rede fixa nacional)

Email:     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Nota: De 1 a 14 de agosto de 2024 o horário da Biblioteca de Azinhaga sofre alteração  passando a ser ininterrupto das 9.h00 às 15.h00. Encerrada na  sexta-feira, dia16 de Agosto de 2024

Horário: Segunda-feira a sexta-feira - 09h.00 - 13h.00  e   14h.00 - 17h.00

Encerrado: sábados, domingos, e feriados.  

 

Biblioteca Municipal José Saramago - Golegã

Inaugurada no dia 23 de abril de 2006, com um total aproximado de 10.000 livros e 1000 registos audiovisuais, a nova Biblioteca proporciona atividades tão variadas como a promoção da leitura, difusão seletiva de informação, acesso à Internet, apoio a pesquisas temáticas e consulta local de revistas e jornais.

Instalada no antigo Palacete Marques de Almeida, sito na Rua da Oliveira (antigo quartel da GNR). As áreas funcionais da Biblioteca estão distribuídas pelos dois pisos do referido edifício que permite visitas de pessoas com deficiências motoras.

Átrio, apresenta-se como a área de acolhimento dos utilizadores, com um balcão de atendimento onde se procede à inscrição de novos utilizadores e à gestão do empréstimo domiciliário. Aí também se pode encontrar um posto informatizado com acesso ao Catálogo da biblioteca e à internet (limitado a ligações consideradas de utilidade pública, como por exemplo o site da Câmara Municipal).

Neste piso ainda, poderemos encontrar o depósito, a sala de manutenção, a entrada de serviço e as instalações sanitárias, tanto para o público, como para o pessoal técnico.

Sala Infantil, o espaço com as leituras para os utilizadores mais novos (organizadas por assuntos e em regime de livre acesso), estando disponíveis também dois postos áudio e um posto vídeo, para escutar  música ou assistir a filmes na própria Biblioteca, e quatro computadores para uso livre.

Sala do Conto, é o lugar onde se preveem várias atividades de animação de leitura para o público mais pequeno.

Sala Polivalente, reservada para todo o tipo de atividades culturais, desde conferências a visualização coletiva de filmes.

Este piso dá acesso ao jardim que permitirá a leitura em contacto com a natureza e o acesso WiFi à Internet - este jardim será de acesso restrito aos utilizadores da Biblioteca.

No segundo piso encontramos a Sala de Leitura Geral, o espaço dedicado aos adultos e jovens, onde, à semelhança do que acontece na Sala Infantil, os documentos estão organizados por áreas do conhecimento, em regime de livre acesso. Aqui, estão disponíveis dez computadores de uso livre, todos com acesso ao catálogo informatizado da Biblioteca e à Internet, dois postos áudio e dois postos vídeo.

Ainda neste piso, encontra-se instalado, desde setembro de 2013, o Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME), museu integrado na Rede de Museus da Câmara Municipal.

Morada: Rua de Oliveira s/n (antigo Posto da GNR).

              2150-145 Golegã

Telefone: 249 979 125 (chamada para a rede fixa nacional)

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Nota: A partir do dia 1 de agosto de 2024 o horário da Biblioteca de Golegã e do Museu Municipal da Máquina de Escrever sofre alteração  passando a ser ininterrupto das 9.h00 às 17.h00

 Horário: Segunda-feira a Sexta-feira - 9h.00 às 13h.00 e das 14h.00 às 17h.00 

 Encerrado: Sábados, domingos, e feriados.               

 

 

Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME)

 

 

O Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME) está integrado na Rede de Museus da Câmara Municipal e instalado no edifício da Biblioteca Municipal da Golegã (piso superior).

Saiba mais sobre o museu aqui.

 

 

OPAC das Bibliotecas do Município da Golegã

As Bibliotecas do Município da Golegã estão agora à distância de um clique, via Web, para que a informação seja acessível a qualquer pessoa e em qualquer lugar.

O novo portal das Bibliotecas do Município da Golegã, (OPAC- online public access catalog, em tradução livre catálogo online de acesso público) está disponível no endereço https://biblioteca.cm-golega.pt/Opac, e permite a consulta online do catálogo das várias Bibliotecas do Concelho da Golegã – Biblioteca Municipal (BMG), Biblioteca José Saramago (BJS), e Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho (BEAGAP).
O portal Integra ainda outros serviços essenciais, como a inscrição de leitores, consulta de movimentos, reservas e renovações. Pode também encontrar vários destaques de livros, notícias, a agenda de evento e novidades relacionadas com as Bibliotecas do Município e com a Rede de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).
Se possui o Cartão de Leitor, ou está inscrito numa das Bibliotecas do Concelho, pode também aceder à sua área privada e colocar pedidos de reserva de títulos, criar e guardar listas de títulos ou renovar o prazo de devolução de títulos emprestados. Para isso, basta solicitar junto das Bibliotecas a sua senha de acesso. Caso não esteja ainda inscrito numa das nossas bibliotecas, pode registar-se através deste novo portal.
Procure o livro que tanto quer ler, o assunto que quer aprofundar ou o CD ou filme que quer recordar.
Consulte o nosso Catálogo e pesquise toda a coleção de livros, CD e DVD que temos ao seu dispor de forma gratuita.
Para mais informações, contacte-nos através do telefone 249979125 (chamada para a rede fixa nacional) ou o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Disponível em todas as Bibliotecas e on-line: https://biblioteca.cm-golega.pt/Opac

 

 

 

 

 

 

 

PRESSREADER - RIBLT

Já conhece o serviço PressReader? As Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo renovaram a disponibilização do PressReader, um serviço que permite a leitura gratuita de jornais e revistas de mais de 120 países, em formato digital.

Para ter acesso ao serviço PressReader basta ser leitor de uma biblioteca municipal da região. Através da APP ou do Website, com as credenciais associadas à rede da Biblioteca, pode aceder de forma gratuita a mais de 7 mil jornais e revistas de todo o mundo, com funcionalidades de pesquisa, tradução instantânea em cerca de 18 idiomas, possibilidade de descarregar para ler offline e reprodução áudio dos artigos.

Se ainda não é leitor da sua Biblioteca Municipal inscreva-se já e garanta o acesso ao PressReader.

 

 

 

 

 

voltar ao topo