Saltar para o conteúdo principal

Bibliotecas Municipais

Biblioteca José Saramago (Azinhaga)

Na freguesia onde o único português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura (1998) nasceu, José Saramago, podemos encontrar a Biblioteca com o seu nome, inaugurada em setembro de 2002.

Localizada ao lado das Piscinas Municipais, a Biblioteca é um espaço amplo que apresenta as seguintes áreas funcionais: recepção/Serviço de Referência, Sector de Periódicos, Sector de Leitura Infanto-Juvenil, Sector de Leitura Geral/Adultos, Espaço Audiovisual, Espaço Internet e a Sala de Reuniões (acesso restrito).

Tendo como objectivos gerais promover hábitos de leitura entre a população, proporcionar o acesso gratuito à Informação e ao Conhecimento, ser um pólo dinamizador de animação cultural lúdica, os utilizadores podem requisitar domiciliariamente os livros e os documentos audiovisuais (cassetes VHS e DVDs), que também podem ser consultados localmente, tal como os periódicos (revistas e jornais regionais e nacionais). No Espaço internet, estão disponíveis 4 computadores com acesso à Internet e com os programas básicos para criar/ imprimir documentos (impressão sujeita a pagamento). Para os mais novos, existe um espaço reservado onde podem brincar livremente.

A Biblioteca José Saramago é um espaço para todos! Ficamos à espera da sua visita!

Morada: Rua Pilar d'el Rio (junto às Piscinas Municipais)

              2150-006 Azinhaga

Telefone: 249 957 297

Email:     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: Todos os dias úteis - 09h.00-13h.00 /14h.00-17h00

 

Biblioteca Municipal da Golegã

Inaugurada no dia 23 de abril de 2006, com um total aproximado de 10.000 livros e 1000 registos audiovisuais, a nova Biblioteca proporciona actividades tão variadas como a promoção da leitura, difusão selectiva de informação, acesso à Internet, apoio a pesquisas temáticas e consulta local de revistas e jornais.

Instalada no antigo Palacete Marques de Almeida, sito na Rua da Oliveira (antigo quartel da GNR). As áreas funcionais da Biblioteca estão distribuídas pelos dois pisos do referido edifício que permite visitas de pessoas com deficiências motoras.

Átrio, apresenta-se como a área de acolhimento dos utilizadores, com um balcão de atendimento onde se procede à inscrição de novos utilizadores e à gestão do empréstimo domiciliário. Aí também se pode encontrar um posto informatizado com acesso ao Catálogo da biblioteca e à internet (limitado a ligações consideradas de utilidade pública, como por exemplo o site da Câmara Municipal).

Neste piso ainda, poderemos encontrar o depósito, a sala de manutenção, a entrada de serviço e as instalações sanitárias, tanto para o público, como para o pessoal técnico.

Sala Infantil, o espaço com as leituras para os utilizadores mais novos (organizadas por assuntos e em regime de livre acesso), estando disponíveis também dois postos áudio e um posto vídeo, para escutar  música ou assistir a filmes na própria Biblioteca, e quatro computadores para uso livre.

Sala do Conto, é o lugar onde se prevêm várias actividades de animação de leitura para o público mais pequeno.

Sala Polivalente, reservada para todo o tipo de actividades culturais, desde conferências a visualização colectiva de filmes.

Este piso dá acesso ao jardim que permitirá a leitura em contacto com a natureza e o acesso WiFi à Internet - este jardim será de acesso restrito aos utilizadores da Biblioteca.

No segundo piso encontramos a Sala de Leitura Geral, o espaço dedicado aos adultos e jovens, onde, à semelhança do que acontece na Sala Infantil, os documentos estão organizados por áreas do conhecimento, em regime de livre acesso. Aqui, estão disponíveis dez computadores de uso livre, todos com acesso ao catálogo informatizado da Biblioteca e à Internet, dois postos áudio e dois postos vídeo.

Ainda neste piso, encontra-se instalado, desde setembro de 2013, o Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME), museu integrado na Rede de Museus da Câmara Municipal.

Morada: Rua de Oliveira s/n (antigo Posto da GNR).

              2150-145 Golegã

Telefone: 249 979 125

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: Terça-feira a sexta-feira - 10h.00 - 19h.00

              Sábado - 10h.00 - 18h.00.

Encerrado: Segundas-feiras, domingos e feriados. 

Encerrado no próximo dia 5 de novembro de 2019

 

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2019

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2018

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2017

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2016

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2015

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2014

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2013

Agendas de Atividades da Biblioteca Municipal de 2012

 

Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME)

 

 

O Museu Municipal da Máquina de Escrever (MME) está integrado na Rede de Museus da Câmara Municipal e instalado no edifício da Biblioteca Municipal da Golegã (piso superior).

Saiba mais sobre o museu aqui.

 

 

 

 

 

 

voltar ao topo