Campanha # Eu Sobrevivi

Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060.

A violência doméstica é crime!  Peça ajuda e denuncie!  Partilhe com quem precisa.

Está em curso a campanha #EuSobrevivi, que reforça a vigilância contra a violência doméstica e alerta para os desafios impostos pela pandemia COVID-19.

Esta ação foi lançada no dia 25 de novembro de 2020, assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e é promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A campanha baseia-se em mensagens escritas por vítimas durante a 1ª vaga da pandemia para a linha SMS 3060, pretendendo transmitir informação útil acerca dos serviços de apoio existentes. O vídeo da campanha decorre num contexto profissional, pretendendo alertar para a importância das pessoas que no seu dia-a-dia têm contacto com potenciais vítimas de violência doméstica e que se devem mobilizar para as apoiar. Toda a estratégia é de capacitação das vítimas, indicando serviços e mobilizando para uma ação coletiva de apoio.

A Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), que abrange atualmente 95% território nacional, incluindo respostas especializadas de atendimento e acolhimento, registou 25 mil atendimentos na 1.ª vaga da pandemia. Nesta 2ª vaga, a rede nacional já regista, desde setembro, 12 500 atendimentos.

Esta iniciativa conta com a colaboração da AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Mulheres Sem Fronteiras, Associação Ser MulherAssociação Plano I,  APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima Coolabora, Corações Com CoroaAssociação Portuguesa de Mulheres JuristasAPF – Associação de Planeamento da FamíliaFEM – Feministas em Movimento, IAC – Instituto de Apoio à Criança, Movimento Democrático de Mulheres, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta e Quebrar o Silêncio Associação, e será divulgada em vários órgãos de comunicação social de âmbito nacional, regional e local, salas de cinema, meios de transporte, postos de combustíveis, hipermercados e rede de multibancos.

Para reforçar esta ação, foi lançado o Pacto Contra a Violência, que resulta da colaboração entre o Governo e uma rede que conta já com 20 organizações, como a SONAE, a Mercadona, o LIDL, a Vodafone, a Fundação Calouste Gulbenkian e a BP Portugal.

No contexto da pandemia COVID-19, estas organizações prontamente responderam ao apelo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, apoiando designadamente na divulgação de campanhas de alerta e de informação sobre serviços e linhas de apoio, na criação da linha SMS 3060, e na doação de bens essenciais, computadores e equipamentos de proteção individual às estruturas da rede nacional.

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva.

Fontes: CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

e ACM – Alto Comissariado para as Migrações