22.09.2022 5:30 pm - 22.10.2022 5:00 pm

Exposição de Fotografia "O Tejo"

Uncategorised

Descrição

As Jornadas Europeias do Património de 2022 desafiam-nos a olhar para o património do ponto de vista sustentável. A escolha da temática do rio Tejo está intimamente ligada à urgência da defesa deste património comum, que está sob ameaça severa de desaparecimento.

O rio, comum aos povos da Península Ibérica, é desde os períodos que remontam às primeiras ocupações humanas, explorado para a sobrevivência das populações, e mais tarde utilizado como meio de transporte e motor de desenvolvimento económico. Atualmente ameaçado pela excessiva exploração humana sobre os recursos naturais do planeta, já não se encontra nesta condição. Olhamos para ele e onde corria o seu leito aparecem agora ilhas. Para que o rio, património comum, não se perca, para além da urgência de ações práticas para a sua salvaguarda, importa garantir a salvaguarda de um olhar histórico sobre o seu passado. Carlos Relvas e Pedro Morgado retrataram-no inúmeras vezes, materializando o elemento natural e o humano que compõem a paisagem: Homem e rio eram um só. Alertar para a urgência da sua proteção não apenas por questões de sobrevivência, mas igualmente pelo papel que lhe foi sendo atribuído ao longo dos séculos.

Exposição de 22 de setembro a 21 de outubro, na Casa-estúdio Carlos Relvas.

www.visitgolega.com