Saltar para o conteúdo principal

Data

18.05.2022 5:00 pm - 05.08.2022 5:00 pm

Exposição “O Povo… através do olhar de Martins Correia”

Uncategorised

Descrição

Retrato e ruralidade (1976-1978)
Desenho e Pintura de Martins Correia do Séc.XX

Um dos mais notáveis artistas plásticos nacionais contemporâneos do Séc.XX, Martins Correia (1910-1999), é considerado como o escultor da cor e das formas, tendo sido em vida agraciado com os mais distintos prémios, entre os quais salientamos, o de Oficial da Ordem de Instrução Pública e de Grande Oficial da Ordem de Santiago de Espada.
A seleção levada a efeito, sob a temática “O Povo…sob o olhar de Martins Correia”, que se pretende apresentar nesta exposição temporária, tem como objetivo primordial dar a conhecer um espólio que temos vindo a valorizar ao longo dos últimos anos, fazendo farte das 4 exposições temáticas do espólio em reserva, a levar a efeito no decorrer de 2022.
A ruralidade ribatejana é presença assídua nos trabalhos de MC, demonstrativa das suas origens e da sua relação próxima com o Povo. Tendo em conta esta temática presente, as figuras populares, são representadas através das pinturas ou desenhos sob a influência de várias correntes que personificam e transmitem um cunho próprio influenciando o seu trabalho ao longo da sua carreira de artista.
Nesta exposição de retratos, desenhos e pinturas, pretendemos divulgar trabalhos que fazem parte da Reserva do Museu, consolidando assim o reconhecimento e valorização do património legado por Martins Correia, à sua terra natal.
Destacamos o desenho que terá sido executado por Martins Correia de forma espontânea, durante um programa de televisão, da autoria do Dr. João Freitas Branco e Augusto Cabrita, no ano de 1976.