Plano Municipal do Ambiente

A Câmara Municipal da Golegã pretende realizar um Plano Municipal do Ambiente visando dotar o concelho de uma ferramenta que lhe possibilite:

- IDENTIFICAR o Estado do Ambiente do concelho.
- SELECCIONAR os problemas ambientais que necessitam de uma resolução mais urgente e para os quais existam meios disponíveis para intervenção.
- DEFINIR estratégias e acções de intervenção concretas e concertadas entre todos os parceiros.
- CONTRIBUIR para o aumento da eficácia das intervenções.
- ENCORAJAR a cooperação e formação de parcerias.
- PROMOVER a participação dos cidadãos.

O PMA não pretende impôr medidas mas construí-las a partir de uma participação dialogada com todos os potenciais parceiros para a acção. O Quinto Programa de Acção da União Europeia refere-se a este processo em termos de responsabilidade partilhada.
Trata-se de equacionar uma nova abordagem do planeamento municipal, baseada em instrumentos consensuais e de contratualização, atentos às questões ambientais e capazes de consolidar o progresso alcançado com a presente geração de planos municipais.