Geminação Villeneuve d'Olmes - Golegã

“Conhecer-se e compreender-se melhor…”

Esta é a ideia que preside ao movimento Geminação de Cidades”. Actualmente, a geminação aproxima municípios de todo o mundo, unindo-os numa densa rede de cidadãos. Abre vias para conhecer melhor a vida quotidiana dos cidadãos de outros países, trocar ideias e experiências, desenvolver projectos conjuntos sobre questões de interesse comum, como a integração local, o ambiente, o desenvolvimento económico ou a diversidade cultural.

Considerando a vontade de ambos em colaborar solidariamente para o bem-estar dos seus Cidadãos e para o desenvolvimento das suas relações, os dois Municípios pretendem promover o desenvolvimento de programas de intercâmbio cultural, educativo, turístico, social, informativo, desportivo e empresarial, para a difusão recíproca da cultura dos dois povos e cooperação em programas de desenvolvimento de ambos os municípios.

Os objectivos, o financiamento e a responsabilidade dos projectos de cooperação serão fixados em programas especiais, caso por caso, mediante convénios específicos que poderão abranger, entre outras, as seguintes acções de cooperação:

Intercâmbio de alunos (mobilidade dos jovens, educação pelo desporto, igualdade de oportunidades);

Permuta, de comunicações periódicas, do interesse de ambas as partes, bem como o fornecimento de documentos, publicações bibliográficas ou outro tipo de informação;

Frequência de cursos, seminários, sessões de informação e formação, bem como de aperfeiçoamento profissional em várias áreas;

Apoio ao desenvolvimento turístico - promoção e divulgação da oferta turística, bem como celebração de eventuais parcerias e outras formas acordadas entre o Município de Golegã e o Comité de Jumelage de Villeneuve d’Olmes.

Deverá ser constituída uma Comissão Coordenadora que reunirá pelo menos, uma vez por ano, alternadamente em Villeneuve d’Olmes e Golegã, que deverá integrar, no mínimo dois Autarcas e os técnicos adstritos ao projecto, bem como, sempre que se justifique, personalidades de cada um dos Municípios, competindo-lhe:

Elaborar programas anuais de cooperação nas diversas áreas, sendo estes submetidos à apreciação dos respectivos executivos e demais entidades necessárias;

Zelar pelo cumprimento dos programas aprovados e elaborar, até 31 de Janeiro de cada ano, um relatório sobre as actividades propostas.

Serão articuladas acções de cooperação bilateral com os programas de natureza comunitária a que temos acesso, sendo o suporte financeiro das acções decorrentes dos programas anuais a aprovar, assegurado pela conjugação das disponibilidades orçamentais de ambas as partes.

No âmbito desta geminação serão comemorados o “Dia de Villeneuve d’Olmes” e o “Dia da Golegã”, por ocasião das respectivas festividades, em dia a definir e cujo programa caberá a cada Município elaborar.

VILLENEUVE D’OLMES (AriégeFrança)

Situada nos Pirinéus, na Comuna de Pays d’Olmes, no Vale do Touyre (Vale de fábricas de têxteis, de exploração do ferro e do talco), numa zona rural e de montanha. Conhecida por estar na abrangência da Estância de Desportos de Inverno Les Monts d’Olmes (23 pistas), a pouco mais de uma centena de kms da fronteira francesa com Andorra.

O Maire de Villeneuve d’Olmes, Patrick Pont cumprimenta o Presidente da Câmara da Golegã, dando início à geminação deliberada por ambas as Municipalidades.

Atractiva a Estância Turística de Inverno, será um dos locais que os nossos Munícipes poderão vir a fruir. Está prevista na semana das férias de Carnaval 2006 a recepção em Villeneuve d’Olmes dum grupo de jovens da Golegã e Azinhaga, para uma estadia proporcionada pela Mairie, onde entre outras actividades irá ser disputado um jogo de futebol, entre franceses e portugueses, agora geminados.