Sítio Oficial da Câmara Municipal de Golegã

SEGUIR

Mo Tu We Th Fr Sa Su

Patrício de Sousa Cecilio

Nasceu em 1894, na Golegã. Foi um destacado elemento de um grupo de bandarilheiros amadores que passearam a sua 'aficion' e o seu romantismo pelas arenas até aos anos 20, sempre ou quase sempre, em espectáculos de beneficiência. Cecílio foi uma das personalidades que mais se preocupou com o anunciado final dos bandarilheiros profissionais, que havia na Golegã, tradicionalmente terra de toureiros. Para combater esse terrível panorama, Patrício Cecílio lembrou-se, em 1941, de oferecer ensinamentos a alguns jovens, baseados na sua experiência. O primeiro jovem a aceitar seria aquele que viria a ser, não o mais notável aluno, como o mais extraordinário toureiro português. Com efeito, Manuel dos Santos deu à Escola de Patrício Cecílio, uma fama e uma grandeza, que transpôs fronteiras. Mas outros alunos se destacaram e a escola do antigo bandarilheiro amador, nascida para criar bandarilheiros profissionais, acabou por ser uma escola, que além de vários desta categoria, originou o aparecimento de matadores de toiros e uma multidão de novilheiros. Mesmo depois da escola fechada, muitos pretendentes às glórias taurinas, continuaram a aparecer na Golegã e a pedir conselhos a Mestre Patrício . Faleceu na sua terra natal a 3 de Setembro de 1983. Foi ainda Presidente da Câmara Municipal da Golegã entre 1951 ae1961.